Pular para o conteúdo principal
Marcar
Um músico segura uma guitarra enquanto se apresenta em um palco iluminado por luzes quentes e difusas, criando uma atmosfera envolvente. O rosto está borrado, sem características distinguíveis.

Causas do zumbido

O zumbido (apitos/sons perturbadores nos ouvidos ou na cabeça) pode ter diferentes causas, sendo a perda de audição uma delas. A exposição a sons altos e/ou excessivos pode danificar as pequenas células ciliadas do ouvido interno, provocando a perda de audição.

De facto, estima-se que 90% das pessoas com zumbido sofrem de algum grau de perda de audição.1

O que causa o zumbido?

Causas comuns do zumbido incluem:

1. Exposição a sons altos, excessivos ou súbitos
2. O processo natural de envelhecimento
3. Infecções no ouvido médio
4. Lesões na cabeça, pescoço, e/ou na articulação temporomandibular (ATM)
5. Dores de cabeça e enxaquecas
6. Reacções a medicamentos
7. Stress
8. Diabetes
9. Hiperacusia (intolerância ao ruído))
10. Outros problema de saúde por tratar, como a doença de Ménière, otite média (infecção do ouvido médio), etc.

Preciso de uma Avaliação Auditiva?

Um homem de barba usa auscultadores de ouvido em ambiente urbano desfocado, enquanto um seletor circular ilustra níveis de volume, a indicar a importância do ajuste correto para a saúde auditiva.
9.0/10 Com base em 29 645 Avaliações
Mulher com pele morena tocando as laterais de sua cabeça com as mãos, diante de um fundo cinza claro. Seu rosto está desfocado, e ela veste um casaco bege.

Teste de Zumbido Online

Pessoas que têm zumbido podem ter também perda de audição. O nosso teste online de zumbido pode ajudá-lo a compreender se tem zumbido e/ou perda de audição e o que pode fazer em relação a isso.

Questão 1 – Ouvir sons de zumbido ou sibilantes
Ouve sons de zumbido no(s) seu(s) ouvido(s) quando não há qualquer som exterior?
Tem problemas em adormecer ou concentrar-se devido aos sons de zumbido no(s) seu(s) ouvido(s)?
Costuma ter problemas em acompanhar conversas, porque não ouve bem?
Sente que tem de aumentar o volume da televisão ou do rádio mais do que o normal?

O seu resultado indica que pode ter:

Zumbidos e perda de audição

As suas respostas indicam que pode ter zumbidos e perda de audição. Recomendamos que visite um dos nossos centros auditivos. Existem aparelhos auditivos que podem ser a solução para a perda de audição e garantir um alívio dos zumbidos.*

Marque uma Avaliação Auditiva GRÁTIS num centro auditivo perto de si

* O resultado deste teste é apenas indicativo. uma Avaliação Auditiva vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.

O seu resultado indica que pode ter:

Perda de audição

As suas respostas indicam que pode ter alguma perda de audição, mas não tem sintomas de zumbidos. Recomendamos que visite um dos nossos centros auditivos, e fazer uma Avaliação Auditiva.*

Marque uma Avaliação Auditiva GRÁTIS num centro auditivo perto de si

* O resultado deste teste é apenas indicativo. uma Avaliação Auditiva vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.

O seu resultado indica que pode ter:

Zumbidos

As suas respostas indicam que pode ter zumbidos. Recomendamos que leia sobre as soluções disponíveis, saber como lidar e como obter alívio dos zumbidos.*

* O resultado deste teste é apenas indicativo. uma Avaliação Auditiva vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.

O seu resultado indica que não tem:

Zumbidos ou perda de audição

As suas respostas indicam que tem zumbidos, ou, os zumbidos não é incomodativo e não afecta, actualmente, o seu dia-a-dia. Se tiver zumbidos no futuro, recomendamos que visite o seu prestador de cuidados de saúde local.

* O resultado deste teste é apenas indicativo. uma Avaliação Auditiva vai ajudar a perceber se pode ter perda de audição e/ou zumbidos.

Podem o stress ou ansiedade causar zumbido?

Embora seja improvável que o stress possa ser uma causa direta do zumbido, investigações mostram que pode existir uma correlação.2

Alguma das principais causas de stress incluem o luto, alterações a nível de saúde emocional ou física, divórcio, sentir-se sob pressão, enfrentar grande mudanças na sua vida, e excesso de preocupação. O stress que estes factores colocam no seu corpo e mente podem causar zumbido temporário, ou fazer com que o zumbido existente se agrave.

Mas o zumbido pode causar stress e ansiedade, e afetar pessoas de diferentes formas e em diferentes graus. Algumas pessoas sentem-se irritadas ou deprimidas, enquanto outras não se sentem tão afectadas. O zumbido pode também dificultar o adormecer e a qualidade do sono.

Pessoa com cabelo crespo com um vestido blusa verde-clara, posiciona sua mão sobre o peito. O fundo mostra um ambiente interno desfocado, com móveis claros. Sem dispositivos auditivos ou texto visíveis.

Podem alguns medicamentos causar zumbido?

Existem alguns medicamentos que podem afetar os seus ouvidos e a sua saúde auditiva; são designados por ototóxicos.

Que medicamentos podem causar zumbido?
Os medicamentos ototóxicos podem intensificar temporariamente os sintomas de zumbido, sendo que alguns podem causar zumbido e/ou perda de audição a longo prazo. Actualmente, existem mais de 200 medicamentos ototóxicos conhecidos (com e sem receita médica) no mercado.3

Os medicamentos ototóxicos são frequentemente utilizados para fins transcendentes à perda de audição ou zumbido. É sempre recomendado que pergunte ao seu médico sobre os potenciais efeitos secundários quando lhe é prescrito um novo medicamento.

Um frasco de um medicamento e uma cápsula branca na mão aberta de uma pessoa; fundo desfocado em tons neutros, sugerindo um ambiente doméstico ou clínico.

Pode a Covid-19 causar zumbido?

Estudos mostram uma ligação entre a Covid-19 e a perda de audição, zumbidos e tonturas devido ao efeito que o vírus tem no sistema nervoso e no sistema auditivo-vestibular.4

Contacte o seu médico se não tiver a certeza dos seus sintomas ou se ainda estiver a sentir sintomas quatro semanas após contrair o coronavirus.

Sintomas do zumbido

Um homem de camisa azul entrega um celular a outra pessoa, em um ambiente interno moderno com amplas janelas de vidro e iluminação natural. Não há textos ou marcas visíveis.

Se tiver um início súbito de perda de audição ou zumbido,
contacte um médico otorrinolaringologista ainda hoje.

Aparelhos auditivos Oticon posicionados lado a lado sobre areia molhada, próximos à borda de ondas do mar cristalino. Contexto transmite leveza, tecnologia avançada e cuidado auditivo.

Os aparelhos auditivos podem aliviar o zumbido

Quanto melhor ouvir, menos o zumbido se irá destacar.

Os aparelhos auditivos amplificam os sons à sua volta, o que ajuda a desviar a sua atenção do zumbido. O seu cérebro poderá concentrar-se mais facilmente em sons externos, tornando o zumbido menos perceptível.

Adicionalmente, os modelos mais recentes de aparelhos auditivos têm programas especialmente desenvolvidos com opções de sons incorporados para ajudar a aliviar e atenuar os sintomas do zumbido.

Aparelhos auditivos para o zumbido Tratamento do zumbido
Audiologista com cabelos castanhos e brinco de pérola
Diana Guerra, Audiologista - Audika

O meu nome é Diana Guerra e sou Audiologista na Audika. Licenciei-me em 2015 na ESS Porto. A área da Reabilitação Auditiva sempre foi a minha paixão. Ajudar mais pessoas a ouvir melhor, melhorar a qualidade auditiva e por consequente melhorar a qualidade das pessoas é dos melhores e mais desafiantes objetivos desta profissão. Trabalhar numa empresa que tem a melhor tecnologia em aparelhos auditivos permite-me executar a minha profissão de forma mais completa. Na Audika somos pessoas que cuidamos de pessoas! Tudo isso é fundamental para o sucesso da Reabilitação Auditiva.

Cédula Profissional C-049550039, Ent. Emissora - ACSS

Última revisão 2024-06-06

Fontes

1. https://hearinghealthfoundation.org/hearing-loss-tinnitus-statistics

2. Ciminelli, P., Machado, S., Palmeira, M., Carta, M. G., Beirith, S. C., Nigri, M. L., Mezzasalma, M. A., & Nardi, A. E. (2018). Tinnitus: The Sound of Stress?. Clinical practice and epidemiology in mental health : CP & EMH, 14, 264-269.

3. https://www.asha.org/public/hearing/Ototoxic-Medications/

4. Jafari, Z., Kolb, B., & Mohajerani, M. (2022). Hearing Loss, Tinnitus, and Dizziness in COVID-19: A Systematic Review and Meta-Analysis. Canadian Journal of Neurological Sciences, 49(2), 184-195.

5. https://www.nidcd.nih.gov/health/tinnitus#2

6. https://www.thelancet.com/journals/laneur/article/PIIS1474-4422(13)70160-1/abstract

7. https://hearinghealthfoundation.org/tinnitus-resources#tinnitus-causes