Pular para o conteúdo principal
Marcar
Mulher com perda auditiva condutiva segura a mão próxima ao ouvido.
Ícone estilizado de um mapa com um marcador de localização azul centralizado, indicando navegação ou direção. O fundo é preto, sugerindo design digital ou interface de aplicativo.
+100
Centros Auditivos
Ícone estilizado de um profissional de saúde com rosto vazio, usando estetoscópio azul no pescoço. Fundo neutro preto. Não há texto ou marcas visíveis relacionados.
Resultados
imediatos

O que é a perda auditiva condutiva?

A perda auditiva condutiva ocorre na parte externa ou média do ouvido, onde o som é convertido em vibrações e enviado para o ouvido interno. Este tipo de perda de audição diz respeito a problemas na transferência das ondas sonoras (devido a um bloqueio ou outro impedimento).

A cera dos ouvidos excessiva, um tímpano furado ou até mesmo infecções nos ouvidos podem resultar numa perda auditiva condutiva.

Tipos de perda auditiva

Modelo anatômico do ouvido humano com visão interna detalhada.
Homem usando fones coloridos durante teste auditivo.

Marque uma Avaliação Auditiva grátis

Marque uma Avaliação Auditiva grátis para saber se tem perda auditiva condutiva ou de outro tipo. Podemos sugerir as melhores soluções e ajudá-lo a compreender melhor o seu problema.
Questão 1 de 1
Fez alguma Avaliação Auditiva nos últimos 12 meses?

O que causa a perda auditiva condutiva?

A perda auditiva condutiva é um tipo de perda de audição que, muitas vezes, é facilmente identificável. As seguintes causas foram associadas a este tipo de perda auditiva:

  • Acumulação de cera
  • Fluido no ouvido
  • Infecções de ouvidos
  • Danos no tímpano
  • Trauma
  • Doenças, como osteoporose

Qual é a diferença entre a perda de audição condutiva e neurossensorial?

A perda auditiva é dividida nas seguintes categorias (com base na parte do ouvido que está danificada): perda auditiva neurossensorial, condutiva e mista.

A perda auditiva condutiva é, geralmente, o resultado de uma interrupção no caminho do som enquanto este viaja do ouvido externo/médio para o ouvido interno, enquanto que a perda de audição neurossensorial ocorre quando as fibras nervosas delicadas do ouvido interno são danificadas.

A perda auditiva mista ocorre quando existe uma perda auditiva neurossensorial e condutiva no mesmo ouvido.

Perda auditiva neurossensorial

3 sinais de perda auditiva condutiva

Por vezes, a perda auditiva condutiva é acompanhada por dor ou desconforto - ou pela sensação de que "algo está mal" no ouvido. Outros sinais comuns da perda auditiva condutiva podem incluir:

Pessoa idosa de cabelos brancos toca o ouvido com a mão em um gesto reflexivo. Usa uma blusa listrada, com fundo claro sugerindo ambiente de clínica auditiva. Texto ausente.
1. Fala e outros sons parecem distantes e abafados
Mulher com uma expressão de desconforto, segurando a cabeça com uma mão próxima ao ouvido, representando zumbido ou dor auricular.
2. Dor, pressão ou descarga no ouvido
Mulher loira com cabelo curto toca suavemente seu ouvido, possivelmente em referência a um aparelho auditivo. Ambiente interno ao fundo exibe móveis em tons claros desfocados.
3. Uma sensação de ter o ouvido "entupido"
Audiologista apresenta aparelhos auditivos a um casal idoso numa clínica de audição.

Solução para perda auditiva condutiva

Tempo, poderá ser tudo o que é preciso para recuperar de casos menos severos de perda auditiva condutiva. Noutros casos, a perda auditiva condutiva pode ser tratada com medicamentos, numa das seguintes formas:

  • Medicamentos antibióticos e antifúngicos podem tratar a perda de audição causada por uma infecção de ouvidos
  • Poderá ser recomendada uma cirurgia para reparar os danos no tímpano ou ouvido médio, se for o caso     
  • Aparelhos auditivos poderão também ser uma opção, se outras soluções não forem suficientes
  • Sistemas auditivos ancorados no osso

Marque uma Avaliação Auditiva grátis Soluções para a perda de audição

Audiologista com cabelo castanho liso, fundo azul
Raquel Rodrigues, Audiologista - Audika

O meu nome é Raquel Rodrigues e trabalho na Audika desde 2009 como Audioprotesista, 10 anos depois senti a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos e decidi tirar a licenciatura em Audiologia na ESTESc Coimbra. A paixão e a minha dedicação nesta área foi surgindo ano após ano, quando percebi que na reabilitação auditiva não só devolvemos a audição às pessoas, mas sobretudo devolvemos o brilho no olhar e uma nova qualidade de vida. Também tive a sorte em ingressar numa empresa que se preocupa tanto com as pessoas como com os funcionários fazendo jus ao slogan "people first". Somos detentores da mais alta tecnologia em aparelhos auditivos e por isso sinto-me cada vez mais preparada em ajudar mais pessoas a ouvir melhor.

Cédula Profissional C-073684031, Ent. Emissora - ACSS

Última revisão 2025-04-08