Pular para o conteúdo principal
Marcar

Perda auditiva unilateral (perda de audição num ouvido)

Imagem mostra homem com perda auditiva unilateral

O que é a perda auditiva unilateral?

A perda auditiva unilateral (UHL - unilateral hearing loss) é quando uma pessoa tem uma audição normal num dos ouvidos e tem perda de audição no outro ouvido. Já a perda auditiva bilateral é quando a perda de audição é sentida em ambos os ouvidos.

A perda auditiva unilateral, por vezes chamada de surdez unilateral (SSD - single-sided deafness) ou surdez num ouvido, é uma forma de perda de audição que afecta milhões de pessoas por todo o mundo.

Um teste auditivo seria relevante para si?

Ícone ilustrativo de uma pessoa com cabelo azul e rosto verde claro, acompanhada de ondas sonoras azuis à esquerda e à direita, indicando dificuldade auditiva. Um símbolo vermelho com 'X' aparece próximo ao ouvido direito, destacando problema. Contexto sugere cuidados auditivos, como exames de audiologista ou uso de aparelho auditivo.
Imagem mostra mulher durante teste auditivo

Marque um teste auditivo grátis

Marque um teste auditivo grátis para saber se tem perda auditiva unilateral, ou, qualquer outro tipo. Podemos sugerir soluções e ajudá-lo a compreender melhor o seu problema.
Tem mais de 55 anos?
Ícone estilizado de um mapa com um marcador de localização azul centralizado, indicando navegação ou direção. O fundo é preto, sugerindo design digital ou interface de aplicativo.
+100
Centros Auditivos
Ícone estilizado de um profissional de saúde com rosto vazio, usando estetoscópio azul no pescoço. Fundo neutro preto. Não há texto ou marcas visíveis relacionados.
Resultados
imediatos

Sintomas de perda auditiva unilateral

Imagem mostra senhora mantendo a mão perto do seu ouvido
Incapacidade de acompanhar conversas do ouvido com défice auditivo
Imagem mostra conversas em grupo
Incapacidade de compreender a fala e conversas quando existe ruído de fundo
Imagem mostra mulher triste
Incapacidade de localizar de que direcção vêm os sons
Encontre um especialista em cuidados auditivos perto de si

Causas da perda de audição num só ouvido

Há várias causas identificadas para a perda auditiva unilateral, incluindo:

  • Mastoidite
  • Papeira
  • Síndrome de Waardenburg
  • Doença de Ménière
  • Meningite
  • Microtia
  • Labirintite
  • Sarampo
  • Neuroma acústico
  • Trauma físico

Perda de audição relacionada com a idade (presbiacusia) 

Uma mulher de casaco preto e cachecol conversa com um homem de camisa branca e gravata azul em uma recepção de clínica auditiva Audika, com interior moderno e claro.

Soluções para a perda de audição num só ouvido

Há várias soluções eficazes disponíveis para a perda auditiva unilateral, embora os resultados dependam de vários factores e circunstâncias.

Soluções típicas incluem:

  • Aparelhos auditivos
  • Sistemas auditivos ancorados no osso
  • Implantes cocleares

Marque um teste auditivo para saber mais sobre as suas necessidades auditivas e discuta opções de tratamento possíveis com um especialista em cuidados auditivos.

Marque uma Avaliação Auditiva grátis Soluções para a perda de audição

Perda auditiva unilateral condutiva vs. neurossensorial

Perda auditiva condutiva unilateral

A perda auditiva condutiva ocorre quando os sons não conseguem passar livremente pelo tímpano ou pelos ossos minúsculos, conhecidos como ossículos, no ouvido médio. Isto deve-se a uma quebra na eficiência das ondas sonoras enviadas do ouvido externo.
Perda auditiva condutiva


Perda de audição neurossensorial unilateral

A perda de audição neurossensorial, por outro lado, ocorre quando existem danos nas células ciliadas na cóclea (que se encontra no ouvido interno) ou nos percursos do nervo que vai do ouvido interno até ao cérebro. Uma pessoa pode sofrer ainda de perda auditiva mista, que é uma combinação de perda auditiva condutiva e neurossensorial.
Perda auditiva neurossensorial

Audiologista com cabelo castanho liso, fundo azul
Raquel Rodrigues, Audiologista - Audika

O meu nome é Raquel Rodrigues e trabalho na Audika desde 2009 como Audioprotesista, 10 anos depois senti a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos e decidi tirar a licenciatura em Audiologia na ESTESc Coimbra. A paixão e a minha dedicação nesta área foi surgindo ano após ano, quando percebi que na reabilitação auditiva não só devolvemos a audição às pessoas, mas sobretudo devolvemos o brilho no olhar e uma nova qualidade de vida. Também tive a sorte em ingressar numa empresa que se preocupa tanto com as pessoas como com os funcionários fazendo jus ao slogan "people first". Somos detentores da mais alta tecnologia em aparelhos auditivos e por isso sinto-me cada vez mais preparada em ajudar mais pessoas a ouvir melhor.

Cédula Profissional C-073684031, Ent. Emissora - ACSS

Última revisão 2024-05-05